O Cristo do abismo é uma estátua de bronze que em 1954 foi colocada no fundo da baía de San Fruttuoso, entre Camogli e Portofino na área marinha protegida de Portofino, na Itália a 15 metros de profundidade.
A IDÉIA
A estátua nasceu de uma idéia por Duilio Marcante que, após a morte de Darius Gonzatti durante um mergulho em 1950, decidiu instalar de uma estátua de Cristo no fundo do mar.
E em 22 agosto de 1954 a estátua do Cristo do abismo foi colocada em frente na baía de San Fruttuoso, entre Camogli e Portofino.
A ESTÁTUAA estátua, tem 2,50 metros de altura e foi construída pelo escultor Guido Galletti, e colocada pela Marinha italiana a cerca de 17 metros de profundidade, foi realizada no fundo, graças a muitos mergulhadores, incluindo George Fountain, as mãos de Cristo, dirigida ao superfície (ou o céu, a menos que fosse uma estátua
subaquática) estão abertas como um sinal de paz.
O BRONZE
Para obter o bronze da estátua, foram fundidas medalhas, elementos navais (mesmo propulsores de submarinos americanos doados pelo U. S. Navy) e sinos. Após a morte de Marcante foi colocada uma placa na base da estátua em sua memória.
Em 2003, a estátua foi restaurada para preservá-la da corrosão e reanexar a mão separada por uma âncora. Em seguida, foi reposicionada debaixo de água em 17 jul 2004, sobre uma nova base, a uma profundidade menor do que o ano anterior.
MERGULHO
O mergulho para ver a estátua é uma das mais populares excursões do local, e tornou o Cristo ao longo dos anos o símbolo da paixão para o mergulho e para o mar. O projecto é relativamente simples e como não é muito profundo, não exige qualquer outro regime especial para o mergulho que não seja o acompanhamento de um mergulhador experiente da área. Para aqueles que não são capazes de admirar a estátua no mergulho, uma cópia da mesma, foi colocada na igreja de San Fruttuoso. A estátua de gesso original é mantido em Marina di Ravenna, no Museu Nacional de Atividades Subaquáticas. Outra cópia da estátua foi colocada na Flórida.
NO BRASIL

Em carta, enviada pelo cônsul italiano no Rio de Janeiro, senhor Ernesto Massimo Bellelli, reafirma a autorização da Prefeitura da cidade italiana de Portofino (riviera da região ligúria), para que o Luigi Pirozzi providencie a reprodução da estatua, para ser mergulhada

Luigi estuda a possibilidade de Ivan Gurgelli, escultor e morador de Arraial do Cabo, execute o trabalho de reprodução. O projeto está pronto e aprovado pelas autoridades italianas, só depende da boa vontade das autoridades de Arraial do Cabo, pois há a possibilidade dele ir para Cabo Frio.
Fontes: Wikipédia e http://www.100pctarraialdocabo.com.br/sites/port/ultimas_noticias/o_cristo_do_mar_-_cristo_degli_abissi..html