Dia do Professor

Author: Loja Lux Et Veritas / Marcadores: ,

Hoje é o dia daquele que, além de ensinar a ler e escrever, transmite conhecimentos e é um exemplo para crianças e jovens. O professor é um personagem essencial na formação humana e por isso, há muito que agradecê-lo. A data para homenagear o professor não foi escolhida ao acaso. Neste mesmo dia, em 1827, Dom Pedro I baixou um decreto imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Mas foi em 1963 que a data foi lembrada e decretou-se o Dia do Professor.
O sistema educacional brasileiro atual divide o ensino em Educação
Infantil (creches e pré-escolas), Ensino Fundamental (da 1a. à 8a. série), Ensino Médio (o antigo segundo grau) e o Ensino Superior (universidades e faculdades). Há também o Ensino Profissionalizante, que ensina e regulamenta uma profissão de nível não-superior.
A formação do professor para atuar em qualquer das divisões do ensino brasileiro deve ser de nível superior, em curso de licenciatura de graduação. Apesar disso, hoje, para o professor na educação infantil e nas quatro primeiras séries do ensino fundamental, basta que seja formado em Magistério de nível médio.

Autor: Juscelino Tanaka