A Grande Muralha da China

Author: Loja Lux Et Veritas / Marcadores: ,



















1) Ela é visível da lua?
Várias declarações foram feitas afirmando que a muralha seria visível da lua mas isto não é verdade. É apenas mais uma lenda.Pode ser possível vê-la a olho nú, a bordo de um veículo espacial em órbita da terra, em condições de visibilidade perfeita, e se souber exatamente para onde olhar.

2) Não é uma muralha única
Na verdade a Grande Muralha é composta de vários trechos interligados e contruídos por diferentes dinastias ao longo de 2.000 anos.Um dos trechos mais populares entre os turistas chineses é a Seção Badaling, a mais próxima da capital Beijing e que está aberto a visitação desde 1957.

3) Um antigo cemitério
Registros históricos informam que pelo menos um milhão de escravos e os prisioneiros de guerra foram usados para construir a muralha. Durante a obra, muitos morreram de exaustão, doenças e inanição e seus corpos foram acrescentados ao entulho e aos vazios da obra como forma mais rápida de se dembaraçar deles. Durante séculos, a Muralha foi conhecida como o cemitério mais longo no mundo. Segundo os historiadores, cada metro linear em alguns trechos da Grande Muralha, custou a vida de três trabalhadores.

4) Qual é a sua extensão?
É dificil responder com exatidão. Os chineses a chamam de A Muralha de 10.000 li (1 li ~ 530 metros). Cálculos aproximados indicam que ela se estendia por aproximadamente 6.450 quilômetros. Era tão longa que atravessava campos, desertos e montanhas. Nos trechos que restaram, sua altura ultrapassa 7 metros e sua largura é de 5 metros.

5) Servia só como muralha?
Não. A cada 300 a 500 metros ao longo da muralha foram construídas plataformas e torres de vigia que serviam a vários propósitos. Desde locais de vigilância e observação, até postos de batalha, depósitos de armas e pontos para colocação de bandeiras de sinalização. Ao todo estima-se que tenham sido construídas mais de 10.000 torres.

6) Uma grande estrada
Nos estágios iniciais foi muito usada também como estrada elevada, por onde transitavam materiais, equipamentos, mercadorias e passageiros, que assim dispunham de um local mais seguro para atravessar a selva montanhosa por onde passava a muralha.

7) Que materiais foram usados em sua construção?
Antes do uso de tijolos, a Grande Muralha foi principalmente construída com terra, pedra, e madeira. A terra era as vezes compactada e reforçada com esteiras de tecidos trançados e usada para enchimento dos vãos.Perto de Beijing a muralha foi construída com blocos de pedra calcária. Em outros locais foram usados, granito e tijolos queimados. Em muitas seções ocidentais foi usado basicamente lama e barro, e não tijolo e pedra, tornando esses trechos mais suscetíveis ao desgaste, erosão e destruição ao longo do tempo.A parte que restou da muralha e que pode ser vista até hoje foi construída durante a dinastia Ming, com materiais mais resistentes, tais como pedras maciças que serviram para formar os lados e o topo.

8) O que resta dela?
No início de 2004 um relatório de conservação mostrou que só um terço dos 6.450 quilômetros originais existia naquela época e a cada ano que passa o comprimento fica menor.A falta da consciência da conservação é uma ameaça séria e muitos chineses que vivem nas proximidades esquecem que a muralha está sob a proteção estatal. Nos anos 1950 o líder de chinês Mao Zedong exortou a população a "permitir que o passado servisse ao presente" e os agricultores foram induzidos e mobilizados a demolir partes dela e usar os tijolos e pedras para construir casas, chiqueiros e muros.

9) A lenda de Meng Jiangnu
Segundo a lenda, Meng havia feito um casaco para proteger seu marido do frio do norte, enquanto trabalhava na construção. Tempos depois ela descobriu que ele havia morrido e que fora enterrado embaixo da muralha.Ela chorou tanto de tristeza que os céus tiveram pena dela e uma seção da parede rompeu-se, expondo o cadáver de seu marido para que ela pudesse oferecer-lhe um enterro decente. Feito isso, ela se suicidou para juntar-se ao marido após a morte.Um templo foi erigido em Shanghaiguan para honrar Meng Jiangnu, embora não haja nenhum registro histórico autêntico de sua existência. Ao que parece a lenda surgiu durante a dinastia Tang.

10) Alguém já saltou sobre ela?
Em 2005 durante um evento, o skatista californiano Danny Way, 31a, após descer por uma rampa, voou através da Grande Muralha, tornando-se a primeira pessoa a cruza-la sem auxílio de motor. Ele repetiu o salto cinco vezes e que foi assistido por vários dignatários e funcionários chineses. O evento não esteve aberto ao grande público. Dois anos antes, Wang Jiaxiong da província Shaanxi, no noroeste da China, morreu ao tentar cruzar a muralha, também usando uma rampa e uma bicleta.