Operação Sorriso 2011

Author: Loja Lux Et Veritas / Marcadores: , ,


A 'Operação Sorriso' vai operar gratuitamente crianças e adultos com lábio leporino ou fenda palatina.
Você conhece alguém que precisa dessa cirurgia? Basta comparecer no dia 08 ou 09/08/11, a partir das 8h, no CTAC (Av. Marechal Rondon nº 381, São Francisco Xavier, Rio de Janeiro/RJ).  Para mais informações, ligue 21 8848 8788
Temos alojamento para pacientes de fora da cidade do Rio + 1 acompanhante
 
HISTÓRIAS:
Thais Kelly de Araújo
A mãe de uma outra criança que já havia sido operada foi quem falou para minha mãe sobre a possibilidade de cirurgia. Eu já tinha um tio adulto na família com o céu da boca aberto que nunca foi operado, pois ninguém sabia que podia tratar este problema. Eu já não queria mais ir à escola porque meus colegas me davam apelidos. Minha mãe se sentiu aliviada quando viu muitas outras crianças no hospital com o mesmo problema que o meu. Agora que fui operada meus amigos dizem que eu estou linda. A cirurgia mudou minha vida.
                                                                                         set/2006

Gerusa, uma menina de 11 anos da cidade de Itapajé, que fica a 3 horas de distância de Fortaleza, cativou a equipe mesmo antes de iniciar a triagem.Ela conversava com todos e nos ajudava com o fluxo de pessoas, organizando quem estava vindo e indo pelos corredores. Quando ela chegou à estação de anestesia, a maioria dos membros do time falava espanhol e Gerusa decidiu que ela podia também!
Nós criamos um vínculo durante a triagem, ela estava no corredor e tentava me dizer para onde eu deveria ir. Ela recebeu a cirurgia no segundo dia, e por ser uma das crianças mais velhas, teve que esperar para ser operada mais tarde no dia, dando preferência aos bebês e crianças mais novas. Isso me deu a chance de conversar e brincar com ela.Eu a levei para andar de elevador pela primeira vez e ela me disse ““Estou sentindo como se estivesse voando, eu nunca estive num elevador antes. Apenas os vi nos filmes!”. Era possível ver o brilho nos seus olhos.Por causa da sua fístula aberta, Gerusa me mostrou como ela enchia balões tapando as narinas para que o ar entrasse no balão. A boa noticia é que ela está tendo sua fístula reparada nesse momento, e poderá soprar bolhas e encher balões como as outras crianças, sem precisar segurar o nariz. Ela me pediu para segurar sua mão na sala de operação antes da cirurgia começar. Eu nunca esquecerei disso.Outra grande história dessa missão é sobre uma de nossas voluntárias, Sarah Lavor. Ela é uma voluntária da Operação Sorriso desde 2005 e estava se casando hoje (não a festa de casamento, apenas assinando a documentação), mas antes de fazê-lo, ela parou no hospital para verificar os pacientes e nos ajudar. Enquanto isso, seu telefone descarregou e ela perdeu a hora. Quando percebeu, ela teve que sair correndo para casar-se usando sua camisa da Missão Internacional Fortaleza 2009! Impagável!
Débora Bolonhini, Coordenadora de Programa Operação Sorriso Brasil, conheceu a Gerusa e escreveu esse texto durante o programa especial que aconteceu em Fortaleza de 25 a 27 de Junho de 2010.
Tradução: Sérgio Oliveira e George Walmsley, voluntários da OSB.



OPERAÇÃO SORRISO 2011
Queridos, em maio de 2010 eu fiz o primeiro post sobre o mutirão de cirurgias da Operação Sorriso (Lábios Leporinos e Fendas Palatinas) e novemente este ano terá um novo mutirão aqui no Rio de Janeiro para mais operações. Eu liguei para o número apresentado no alto do post, recebi um retorno positivo e confirmo. É idôneo o trabalho, realmente acontecerá. Se você souber de alguém que precise desse tipo de procemento, avise. Se não souber, avise da mesma forma. A distribuição de informações é que fará a diferença aqui. No caso, na vida de crianças e adultos que além de terem um problema que na maioria das vezes é incapacitante, sofrem diversos tipos de preconceitos. Vamos ajudar. Não custa nada e se hoje é ele, amanhã pode ser você a precisar de algo. Participe!
Imagens: site http://www.operationsmile.org.br/novo/index.php
Texto inicial: email recebido
Texto final: Janette Tamburro