Espetáculo Jacques de Molay - O Fim da Ordem do Templo

Author: Loja Lux Et Veritas / Marcadores: , , ,

Ator carioca, John Vaz, que interpretou D.Pedro I, no inédito espetáculo maçônico em turnê nacional, estréia novo espetaculo dia 28 de agosto no Rio de Janeiro.

O ator vive agora o Cavaleiro Templário Jacques De Molay - ultimo Grão Mestre da misteriosa Ordem.
A montagem da peça, que é itinerante, conta com a participação da platéia. 10 espectadores voluntarios irão se vestir de inquisidores e templários e participarão, junto ao ator, de cenas da peça.

“Ter o espectador como parte do elenco é algo que motiva não só o publico como a mim mesmo, a proeza foi feita pela primeira vez na peça D Pedro I, gostei da ideia e repeti a dose nessa nova montagem. E muito interessante a participação do publico no centro da cena. Remete-me ao Teatro da Crueldade de Antonin Artaud” Explica o ator.

O espetáculo, como não poderia deixar de ser, é uma aula de historia antiga e medieval, Vaz dividiu a peça em cenas que irão revelar e responder certas questões do público:

Quem foram os Templários e o porquê foram exterminados. Segundo o ator, que também assina a direção, a peça começa do lado de fora do teatro com a cena do Julgamento de De Molay. Já dentro do teatro a peça se passa na madrugada da sexta-feira, do dia 13 de outubro de 1307. Dia de sua captura sua captura pelos soldados do Rei Francês Felipe “O Belo”.

Ali De Molay encaminha a fuga de alguns de seus irmãos com o tesouro templário, dá posse, em um ritual, há um novo Grão Mestre Templário no Exilio, fala sobre a Lenda de Hiran e a construção do templo de Salomão.

A montagem segue contando a historia de Jerusalém, as batalhas, os varios tipos de povos que assumiram a Terra Santa até chegar ao Sultão Curdo, Saladino. Após a visão do Islã sobre as Cruzadas, e os planos do Papa e do Rei para condenar os Templarios, a personagem narra de como foi o surgimento da Ordem e o porquê da mesma estar sendo perseguida pelo Rei Felipe e a Inquisiçao. Um espetáculo instigante, dramático que promete mexer com a platéia...

ESTRÉIA DIA 28 DE AGOSTO NA SEDE DA ARLS :. VIGILÂNCIA Nº 1 DE NITERÓI
A montagem segue em turnê nacional para várias cidades do país:
Teófilo Otoni, Lafaiete em Minas Gerais.
Porto Alegre no Rio Grande do Sul.
Apucarana, Maringá, Medianeira, Foz do Iguaçú, Cascavel no Paraná
Laguna, Florianólpolis, Pomerode e Itajaí em Santa Catarina.
Petrópolis no Rio de Janeiro.
Salvador na Bahia.
Presidente Prudente, São Carlos em São Paulo.
Entre outras cidades.

PARA RESERVAS DO ESPETÁCULO EM SUA CIDADE
Contatos: 021 2225-6175 e 8726-9359
E-mail: j.vaz@hotmail.com
Ingressos: R$ 15,00



O MIL CARAS DO TEATRO BRASILEIRO
O ator e diretor de artes cênicas, John Vaz, é um especialista em interpretar personalidades da história, foi Coordenador do Teatro Museu da República- RJ. (1999-2007) conhecido como “O Mil Caras do Teatro Basileiro” referência dada em matéria de capa do segundo caderno do jornal O Globo. Vaz tem em uma galeria de personagens o poeta e ator francês Antonin Artaud, o filósofo marxista Louis Althusser, o seringueiro Chico Mendes, o presidente bossa nova Juscelino Kubitschek (Vaz foi premiado com a Medalha JK 2002) o presidente deposto João Goulart, o revolucionário Che Guevara o Imperador D. Pedro I. Na televisão, participou da minissérie “Amazônia” de Gloria Perez, onde interpretou o coronel boliviano Rosendo Rojas. Também interpretou JANGO na “minissérie JK” em 2006. Participou da novela “Belíssima” em 2008 e na novela "Beleza Pura", ambas no papel de policial. Todos os trabalhos foram para TV Globo. No cinema, interpretou Che Guevara, com direção de Gringo Cárdia.
ESPETÁCULO MAÇÔNICO D. PEDRO I
SEGUE TEMPORADA 2010