Melancolia 1514

Author: Loja Lux Et Veritas / Marcadores: ,

Esta extraordinária gravura de Albrecht Dürer de 1514 é um trabalho em gráficos extremamente finos e precisa jogar em todos os níveis de contraste, alto cinza do preto ao branco. Ele apresenta toda a panóplia de o alquimista perfeito pouco com todas as ferramentas necessárias para buscar a pedra filosofal: bússola, ampulheta, balança, poliedros, esfera, Athanor mó quadrados védica, grampos, pregos, cachorro, anjo, nível 7 graus, céu arco-íris, querubim... Planem Todas as ferramentas de inventário surreal e muitos outros são portadores do pensamento simbólico que os maçons estão estudando para encontrar pedra seu próprio filósofo.
Entendemos por isso que o anjo está triste com a visão de trabalho pela frente! ... Mas é realmente? Aqui estão algumas chaves para iniciar a leitura desta obra muito especial: - Seus olhos estão atentos, focados, brilhante. Não reflete não é mais uma lasca fora? Ou iluminação interna? - Um morcego leva o título da gravura. Ele destaca a cena estranha e enigmática. Winged como o personagem central, ela aparece como uma espécie de "eco" do ponto-contras.
Você pode sentir-se ligado à natureza, mas fora de seu controle. - As ferramentas estão ao pé do personagem central: ele abandonou a prova de que é passado da fase de estágio operacional especulativa, que é dizer que ele é gasto a trabalhar no campo para trabalhar em sua mente. Mas essas ferramentas também são símbolos de campos do conhecimento, ao mesmo tempo. A geometria foi redescoberto no Renascimento, é talvez a primeira. - Um poliedro, obra-prima da arte da perspectiva, a arte de construir, está presente nos escombros. Jean Clair está lá como uma "necessidade de ordenar o caos do mundo, mas não conseguiu torná-lo inteligível." - Um cachorro está dormindo no pé do anjo simboliza o lado animal do homem, enterrado no inconsciente. Neutralização permite o acesso à espiritualidade. - As chaves pendurados em seus cintos mostrar o poder, a riqueza do mercado de ações. - O anjo simboliza a inocência perdida da infância, o mito do paraíso perdido. Perto da personagem central, é a projeção quase espiritual.
Mas sua atitude estudiosa (ele escreve) mostra que quando as crianças o trabalho deve ser levantada como uma virtude. Suas asas são aqueles para o personagem central: elas simbolizam o desejo de espiritualidade em oposição ao peso do corpo. Aqui estão algumas dicas para explorar uma obra que ainda intriga. Melancolia pode ser superada pela satisfação do trabalho bem feito e a alegria de descobrir um mundo de fraternidade secular insuspeitas. Tradução do site francês: http://www.fraternite-caraibe.org/article.php3?id_article=31
Colaboração do Ir.: Luciano Fernandes