A maioria de nós operamos veículos diariamente e quase nunca prestamos atenção a uma das mais importantes partes do veículo, os pneus
Infelizmente, a maioria de nós só mudará este mau hábito quando já for tarde demais.

Sabia que os pneus caducam 4 anos depois de data de fabrico e esta data está estampada no lado do pneu?

É fácil descobrir qual é a data de validade de um pneu, basta verificar o lado do pneu que vai encontrar um número impresso de 4 dígitos, isso indica a semana e o ano em que foi fabricado, a data de validade é de 4 anos depois.



Se utilizamos pneus caducados, é possível que estes rebentem e o resultado pode ser um acidente muito grave, inclusive fatal, seria um bom hábito inspeccionar os pneus para verificar se ainda não passaram a sua data de validade.
Outro ponto importante que nos escapa muitas vezes é o enchimento dos pneus, a maior parte das estações de serviço calibram os pneus para 28 PSI e se souberem que vai apenas andar em estrada, em muitos casos baixam a pressão para 24-26 PSI afirmando que vão “aquecer na estrada e a pressão subirá” NÃO O PERMITA
Na lateral do pneu, encontramos o valor máximo admissível para a pressão, alguns pneus têm apenas capacidade para a pressão máxima de 32 PSI, outros são projectados para 44 PSI e alguns mesmo 50 PSI. Verifique os pneus para ver qual é a máxima pressão que suportam e é uma prática aceitável manter a pressão ligeiramente abaixo desse valor.
Outro ponto importante que nos escapa muitas vezes é o enchimento dos pneus, a maior parte das estações de serviço calibram os pneus para 28 PSI e se souberem que vai apenas andar em estrada, em muitos casos baixam a pressão para 24-26 PSI afirmando que vão “aquecer na estrada e a pressão subirá” NÃO O PERMITA
Na lateral do pneu, encontramos o valor máximo admissível para a pressão, alguns pneus têm apenas capacidade para a pressão máxima de 32 PSI, outros são projectados para 44 PSI e alguns mesmo 50 PSI. Verifique os pneus para ver qual é a máxima pressão que suportam e é uma prática aceitável manter a pressão ligeiramente abaixo desse valor.
MAX PRESS ACEITÁVEL
32 PSI 28 PSI
44 PSI 35 PSI
50 PSI 44 PSI
(44 psi) MAX PRESS
Diferentes pneus são projectados para diferentes pressões, você pode encontrar o valor máximo de pressão dos pneus num pequeno número próximo à jante sobre um dos lados do pneu, nunca poderá ultrapassar esta pressão
Diferentes pneus são projectados para diferentes pressões, você pode encontrar o valor máximo de pressão dos pneus num pequeno número próximo à jante sobre um dos lados do pneu, nunca poderá ultrapassar esta pressão

PERIGO!!
O calor excesivo
danifica os pneus


Índice de Carga 109 máxima capacidade de carga 2271 lbs. 1030 kg.
A velocidade para que um pneu que foi projectado é indicada por uma letra ao lado do índice de carga, a tabela mostra a gama de velocidade em Km/h e MPH
Muitos de nós já compramos pneus no passado e, quando nos perguntam de que tamanho queremos, socorremo-nos do pneu velho para obter essa informação, mas que significam esses números?
RESISTENCIA À TEMPERATURA / TEMPERATURE RESISTANCE
As letras indicarão a resistência de um pneu ao calor. Estas classificam-se do mas alto para o mais baixo tal como A, B ou C

TRACTION / TRACÇÃO
A tracção é a capacidade de um pneu para parar em pavimento molhado. Um pneu de maior graduação deverá permitir uma maior capacidade de parar o veículo numa via molhada, numa distância menor do que um pneu de um menor grau.. A tracção está classificada do mais alto para o mais baixo como “AA”,”A”, “B” y “C”
Este numero indica o ritmo ao qual o pneu se desgasta, quanto maior for a graduação, mais tempo levará o pneu a desgastar-se. Por conseguinte, um pneu de graduação 400 deveria durar o dobro que duraria um de graduação 200
O QUE DEVEMOS SABER SOBRE OS PNEUS
• Data de fabricação
• Máxima pressão de enchimento
• Tração
• Desgaste
• Máxima capacidade de carga x pneu
• Variação de velocidade
• Resistência à temperatura
• Tamanho do pneu