Como economizar o combustível de seu carro

Author: Loja Lux Et Veritas / Marcadores: ,


- Dirija com Calma - evite acelerações bruscas desnecessárias, isso faz o consumo de combustível crescer muito por exigir muito do motor, coloque um limite máximo de rotação ao dirigir - 3500 giros são mais que suficientes para uma condução ágil no carregado trânsito urbano, mesmo para motores 1.0 - pode economizar mais de 30% !

- Mantenha o carro com a manutenção em dia - Mantendo a injeção eletrônica regulada, filtros de ar, óleo e combustível sempre novos (trocas a cada 10 mil km) faz com que o carro consuma menos. Um filtro de ar entupido, por exemplo, força o motor desnecessariamente, e o custo da troca de um filtro de ar é menor do que a economia proporcionada por um filtro limpo no primeiro tanque! A bomba de combustível também precisa estar em ordem para gastar menos.

- Calibre os pneus - Pneus descalibrados aumentam em até 30% o consumo, pois aumentam a banda de rodagem em contato com o asfalto - e deixam até o volante mais duro nas manobras, além de desgastar de maneira irregular os pneus. Manter as rodas alinhadas também ajuda.

- Planeje melhor os horários - essa dica é difícil de implementar, mas ainda assim é valida - planejando melhor seus horários, você evita trânsito, e com isso, evita queima desnecessária de combustível.

- Evite o uso de ar-condicionado - O compressor do ar-condicionado puxa força do motor, conseqüentemente gasta mais combustível - mas essa dica é relativa, janelas abertas também fazem gastar mais combustível por aumentar o arrasto aerodinâmico - faça o teste com seu carro!

- Faça as contas - álcool compensa mesmo? faça as contas de quanto seu carro consome com álcool e com gasolina, dependendo do veículo, temos uma falsa impressão de economia ao abastecer o carro com o etanol - e, dependendo do Estado, não vale mesmo a pena. É fácil - encha um tanque com álcool e rode até o fim, faça a conta de quantos Km por Real gasto, depois faça a mesma conta com gasolina.

- Faça o teste - Teste o combustível de mais de um posto - combustível adulterado faz o carro gastar mais, além do desgaste mecânico. Faça as mesmas contas de Km por Real gasto.

- Cuidado com caminhos alternativos - fugir das grandes avenidas por ruas com valetas, lombadas, faróis, etc, podem até valer alguns minutos, mas o acelera e pára pode fazer o gasto de combustivel aumentar! Faça as contas!

- Livre-se do peso morto! - As vezes largamos coisas no porta-malas, no banco traseiro, debaixo do banco só por preguiça de tirar do carro, mas isso é gasto desnecessário!

- Respeite os limites de velocidade - é óbvio - velocidade mais alta = consumo maior! fora o risco de multas e acidentes graves!

- Use uma marcha alta - as vezes deixamos a rotação alta, 2a ou 3a marcha por exemplo a 60km/h - à essa velocidade, uma 5a marcha serve perfeitamente, sem perder velocidade.

- Evite percursos curtos - O carro quando frio consome mais, e percursos curtos como ir até a padaria, ou a locadora ou o açougue perto de casa podem ser muito bem feitos a pé, economizando combustível e contribuindo para sua saúde, seja por menos CO2 no ar e por mais exercícios! E, quando frio, o carro polui MUITO mais!